5 alimentos que ajudam na cicatrização da pele | Hazel

Saiba como contribuir com seu pós-operatório com alimentos que auxiliam no processo de cicatrização da pele.

A recuperação de lesões na pele é um processo que envolve diversas etapas, pois diferente do que muitos pensam, nem só de remédio se faz uma boa cicatrização. A alimentação também é um fator muito importante, mas você sabe quais são os tipos de alimentos cicatrizantes que podem contribuir positivamente para uma melhora na aparência dos tecidos?

Para te ajudar a obter respostas para essa pergunta, nós reunimos neste post quais são os principais alimentos que auxiliam na cicatrização pós operatória. Leia até o fim e já prepare sua lista de compras!

5 alimentos para melhorar a cicatrização

Uma dieta balanceada ajuda e muito na regeneração de tecidos do nosso corpo, veja quais alimentos não podem faltar no seu cardápio para acelerar o processo de cicatrização:

Carnes magras

A ingestão de proteínas é fundamental para otimizar a formação de tecido necessário para fechar a lesão. Nesse caso, um dos principais tipos de alimentos cicatrizantes são as carnes magras tais como peito de frango, lagarto, patinho e filé mignon. Esse tipo de proteína ao ser digerido estimula a formação de aminoácidos, entre eles a arginina. Essa é uma substância que está presente em várias etapas da cicatrização bem como síntese de colágeno.

Cenoura

Mais um dos alimentos que auxiliam na cicatrização pós operatória é a cenoura. Esse vegetal possui uma alta concentração de betacaroteno que ao ser ingerido é convertido no organismo em Vitamina A. Esse é um dos principais nutrientes para evitar inflamações, além disso, atua diretamente na regeneração cutânea.

Outros alimentos ricos em Vitamina A e que são excelentes no processo de cicatrização são: chicória, alface, manga, caju, mamão, milho, goiaba vermelha, couve, etc.

Frutas

A ingestão de algumas frutas acelera a produção de colágeno, o que deixa a pele mais firme. Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização.

Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.

Gema de ovo

Outro na categoria de alimentos que auxiliam no processo de cicatrização é o ovo, mais precisamente a gema, isso porque ela possui bastante ferro e zinco, dois componentes que normalizam a oxigenação do sangue e estimulam a atividade das enzimas responsáveis pelo crescimento celular. Isso tudo reflete na reparação dos tecidos lesionados.

Sementes

Para finalizar os 5 alimentos que ajudam na cicatrização da pele, recomenda-se a ingestão de sementes no processo de recuperação pós cirúrgica. Sementes de abóbora e girassol são ricas em Vitamina E que ajuda a melhorar a qualidade da pele formada.

Já as sementes de chia e linhaça são ricas em ômega 3 que reduz a inflamação e ajuda na formação da membrana celular.

Agora que você já sabe quais são os alimentos que auxiliam na cicatrização pós operatória já pode criar uma listinha de mercado e montar um cardápio vasto para a dieta!

Cuidados com a cicatrização

Gostou das nossas dicas de alimentos para melhorar a cicatrização? Saiba que se uma ou mais lesões te incomodam você pode não só ingerir alguns dos tipos de alimentos cicatrizantes que indicamos como também pode recorrer a uma cirurgia para remoção de cicatrizes e manter a sua autoestima sempre lá em cima! 

Aqui em nossa clínica você recebe um cuidado especial desde o início e conta com tecnologia de ponta para saber qual será o resultado da sua cirurgia antes mesmo de realizá-la! Na consulta você tem resposta para todas as suas dúvidas sobre procedimentos cirúrgicos e conta com muito mais dicas para recuperação pós operatória! Acesse nosso site para saber mais.

Leia também: Conheça as novas técnicas de lifting facial e entenda o procedimento

Hazel Fischdick - Doctoralia.com.br