Saiba o que é e para quem se destina a cirurgia de rejuvenescimento da região dos olhos.

Muitas pessoas se incomodam com rugas e linhas de expressão na região em volta dos olhos e nas pálpebras. Para quem vê essas marcas do tempo como problema, a cirurgia plástica nas pálpebras pode ser uma solução.

Com o objetivo de trazer o rejuvenescimento na região dos olhos ou a correção de assimetrias, a cirurgia de pálpebras, ou blefaroplastia, é um procedimento muito procurado. Entenda o que é e quem tem indicação de passar por essa cirurgia.

O que é

A cirurgia de pálpebras é um procedimento na região dos olhos com o intuito de tratar especificamente a área, reduzindo as bolsas de gordura, rugas e o excesso de pele que pode aparecer no envelhecimento, tudo isso em conjunto ou separadamente, pois nem todos apresentam todos esses problemas. Um dos benefícios da blefaroplastia é que pacientes com assimetria também podem realizá-la com o objetivo de diminuir ou corrigir de vez essa diferença de um lado para outro.

O procedimento cirúrgico das pálpebras pode ser feito na região superior ou inferior dos olhos, dependendo da necessidade de cada um, O ideal é fazer uma avaliação com um cirurgião plástico, o especialista  que trata essas alterações, para definir o que deve e pode ser feito.

Quem pode fazer

O rejuvenescimento da região dos olhos por meio da blefaroplastia pode ser feito por homens e mulheres que se sintam incomodados com excessos de pele ou assimetria nas pálpebras. Também é indicado para pessoas que tiveram tumores retirados na região ou algum tipo de trauma (cortes, queimaduras, acidentes)que tenha prejudicado as pálpebras.

As contraindicações da cirurgia plástica nas pálpebras são semelhantes àsde outras cirurgias: doenças não controladas ou descompensadas, agudas ou crônicas. Nesses casos o acompanhamento clínico adequado, controle com exames e adequação de medicações pode trazer o equilíbrio e a boa saúde para se submeter à cirurgia com segurança. Condições médicas

Existem algumas condições médicas que podem levar à realização da cirurgia plástica nas pálpebras, confira:

  • Excesso de pele que traz uma flacidez inestética, que esconde os olhos e o olhar
  • Rugas acima e abaixo dos olhos
  • Flacidez que atrapalha a visão e traz um cansaço mais intenso dos olhos no final do dia
  • Bolsas de gordura, tanto em cima quando abaixo dos olhos
  • Ptose palpebral – queda da pálpebra por problemas musculares
  • Remoção de xantelasmas – “bolinhas” de colesterol que se formam na região dos olhos
  • Após retirada de tumores – para correção
  • Após acidentes que deformam as pálpebras

Benefícios da blefaroplastia

A cirurgia de pálpebras é a opção de muitas pessoas que têm alguma das condições citadas acima. Um dos benefícios da blefaroplastia, além da correção dos problemas, é que o procedimento deixa cicatrizes muito discretas. Isso porque os cortes são feitos nas dobras da parte superior do olho ou dentro da pálpebra inferior.

Além disso, o rejuvenescimento da região dos olhos pode ser considerado o maior dos benefícios para algumas pessoas podendo  associar a cirurgia com outros procedimentos que podem trazer mais bem estar e satisfação e com maior durabilidade – mas tudo orientado por especialistas.

Procedimento cirúrgico

A blefaroplastia é uma cirurgia como qualquer outra, por isso necessita de cuidados médicos e de um cirurgião especialista . O procedimento começa semanas antes, com exames de rotina para garantir que a saúde está em perfeitas condições.

Com tudo “em dia”, já no centro cirúrgico, é feita a anestesiaque pode ser geral ou local com sedação. É feita amarcação e então se inicia o procedimento, abordando a pele e as bolsas de gordura.Nos casos de pacientes que possuem ptose palpebral, é feita a correção da musculatura também.

Após todo o procedimento o cirurgião faz a sutura e finaliza a cirurgia, que dura em média uma a duas horas

Pós-operatório

O período pós-operatório da cirurgia de pálpebras é breve mas exige cuidados. Prescrevem-se medicamentos para tratar a dor, além de um colírio lubrificante e um tópico para hidratar bem os olhos à noite. Repouso deve ser feito por cerca de 2 a 3 dias e, em seguida, é possivel voltar às atividades de forma gradual e mais leve. Seguir as recomendações, não tomar sol e dormir  de barriga para cima, para inchar menos e não machucar a área operada. Para os fumantes, é obrigatório ficar sem fumar por um período antes e depois da cirurgiapois o cigarro prejudica a cicatrização.

 Excelência e segurança

 Uma cirurgia no rosto, como é o caso dos olhos, deve ser realizada com toda a delicadeza e senso estético, para manter suas melhores características e melhorar aquelas que são desfavoráveis. A cirurgia plástica é a especialidade e alinha expertise cirúrgica e esse senso estético, com anos de treinamento dessas habilidades. Aqui na HAZEL cirurgia plástica todos os procedimentos são realizados em ambiente hospitalar, com todo o suporte médico necessário.  A nossa preocupação com a segurança e a saúde andam juntas com a busca desse primor estético. Faça uma visita e venha conhecer nosso espaço.

Que tal fazer uma avaliação? Entre em contato conosco e agende um horário!

Leia também: Qual a idade ideal para fazer cirurgia plástica?