Calvície e seus estágios

Entenda neste artigo um pouco mais sobre a calvície e seus estágios.

A Alopecia, popularmente conhecida como calvície, nos homens pode começar ainda na adolescência e é percebida pelas famosas “entradas” que assumem o formato de uma ferradura em volta da cabeça o que é um dos vários estágios da queda de cabelo.

Perceptível quando há afinamento na coroa da cabeça ou mesmo em toda a área do couro cabeludo a calvície incomoda e muito a maioria das pessoas que sofrem com este problema.

Se você notar sinais da queda de cabelo, não se preocupe, hoje em dia existem tratamentos para calvície que deixam o couro cabeludo com aspecto natural e saudável de forma que você recupere sua autoestima rapidamente!

Para tratar desse problema é necessário saber qual a causa da calvície e quais são os estágios em que ela é classificada. Quer entender mais sobre esse assunto? Confere o que separamos para você neste artigo! 

Qual é a causa da calvície 

A calvície pode ter diversas causas, a mais comum é quando o hormônio testosterona ao atingir o couro cabeludo de pessoas que já possuam potencial genético para o problema sofre com ação de uma enzima se transformando-a em outro tipo de hormônio que leva à queda de cabelo, uma vez que acontece um afinamento dos fios.

Mais uma causa da calvície é o estresse excessivo que promove perda progressiva dos fios em uma maior quantidade que o normal. Ainda há outros fatores como:

  • Disfunções da tireóide
  • Gravidez
  • Infecções 
  • Anemia
  • Dietas muito rígidas de emagrecimento
  • Micoses no couro cabeludo
  • Entre outros fatores. 

Estágios da perda de cabelo

Agora que você já sabe quais são as principais causas para a queda de cabelo é importante saber também quais são os estágios para que identifique se este problema acontece mesmo com você! 

Esses estágios são classificados de acordo com uma escala criada por James Hamilton e atualizada pelo Dr. O’tar Norwood que em homenagem as duas figuras é chamada de escala Hamilton-Norwood. Ela determina qual o processo de perda de cabelo desde o estágio inicial até chegar a calvície.

Estágio 1

Nesse estágio a linha capilar se encontra próxima a sobrancelha e não há nenhuma perda de cabelo, com exceções em casos onde há uma queda mínima de cabelo na região frontal da cabeça.

Estágio 2

Aqui há a formação de uma linha capilar adulta onde há uma leve perda de cabelo assumindo um formato triangular, com recessão na parte frontal.

Estágio 3

É nesse estágio que há a percepção da perda de cabelo, uma vez que a linha capilar começa a recuar nas têmporas ou mesmo na vértice (topo da cabeça) de forma mais acentuada.

Estágio 4 

A linha de cabelo retrocede consideravelmente nas têmporas e testa, a coroa começa apresentar uma cobertura capilar mais fina, porém nas laterais o crescimento de cabelo ainda é vigoroso.

Estágio 5 

Esse é um dos estágios da perda de cabelo em que fica mais visível que a linha capilar e a coroa estão com fios mais finos e a faixa que separa as regiões de calvície começa a ficar mais fina.

Estágio 6 

Nesse estágio a faixa que separava uma região da outra agora não existe mais formando uma só área assumindo um formato de ferradura na cabeça. Nas laterais a queda também começa a ser perceptível.

Estágio 7

Esse é o mais avançado dos estágios da queda de cabelo, onde o que resta da linha capilar são fios espaços localizados nas laterais e atrás da cabeça.

Tratamento para calvície 

A calvície e seus estágios podem se desenvolver de forma rápida e sugar completamente a autoestima de quem sofre com esse mal.

Se ao ler este artigo você se identificou e começa a se sentir impotente com o avanço destes estágios não fique desanimado e saiba que aqui na clínica Dr. Hazel você encontra a ajuda que precisa! 

Somos referência em restauração capilar e oferecemos tratamentos personalizados para a queda de cabelo!

Não perca tempo em recuperar sua autoestima e acesse o site para agendar sua consulta!


Leia também:
Transplante capilar em mulheres: saiba como funciona

Hazel Fischdick - Doctoralia.com.br