Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais faz cirurgias plásticas no mundo? Está apenas após os Estados Unidos, que lidera a lista de intervenções cirúrgicas com fins estéticos.

Estimativas apontam que em média 2 milhões de procedimentos estéticos são feitos em nosso país a cada ano.

Os mitos mais comuns sobre a cirurgia plástica

A maioria das pessoas em geral pensam que cirurgias plásticas são intervenções cirúrgicas de menor risco e impacto na saúde. Este é um dos diversos mitos da cirurgia plástica que circulam por aí.

Estes mitos, fazem com que o tema tratamentos estéticos e autoestima sejam permeados por informações errôneas ou equivocadas sobre os procedimentos. Mostraremos agora os mitos da cirurgia plástica mais comuns disseminados por aí.

Mito 1: Intervenções cirúrgicas com foco em estética não requerem preparação prévia

As cirurgias plásticas em sua maioria são procedimentos médicos eletivos, ou seja, ocorrem por escolha do paciente. Mas isto não quer dizer que não é necessário uma avaliação prévia do histórico médico da pessoa, bem como uma cuidadosa análise da sua saúde geral.

O procedimento padrão ao se optar pela realização de intervenções que sejam de tratamentos estéticos e autoestima é agendar uma avaliação médica, solicitação de exames, possível suspensão do uso de medicamentos e acompanhamento psicológico quando o caso necessitar disto, para tudo ser feito com a segurança necessária.

Mito 2 : Medicações e sedentarismo não influenciam no sucesso das cirurgias plásticas

Esse é um mito muito comum. Fatores como:

  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Doenças associadas (quando o paciente possui duas ou mais doenças)
  • Uso de Medicações e substâncias perigosas
  • Tabagismo
  • Histórico familiar de risco

São sim questões que influenciam no sucesso das intervenções cirúrgicas, já que um simples medicamento com efeito colateral adverso pode causar complicações na hora da cirurgia, seja ela para tratamentos estéticos e autoestima ou não.

Mito 3: Lipoaspiração auxilia na perda de peso corporal

Outro mito muito difundido e irreal.  

O procedimento da lipoaspiração não auxilia na perda de peso corporal do paciente.

Esta intervenção é indicada para fins de remoção da gordura localizada que fica no corpo e que não é possível removê-la com:

  • mudança nos hábitos alimentares
  • realização de atividades físicas
  • emagrecimento prévio

Esta cirurgia serve, portanto, para modelar o contorno corporal, interferindo pouquíssimo no peso do paciente, sendo necessário uma preparação prévia para a realização deste procedimento.

Mito 4: Tratamentos estéticos e autoestima não estão correlacionados com transtornos mentais

É extremamente comum em pessoas que buscam a cirurgia plástica que estas possuam transtornos de ordem psicológica relacionados à aparência, já que podem padecer de dismorfia corporal, um transtorno onde a pessoa acredita ter defeitos físicos que não possui ou possui em ínfimo grau.

A cirurgia auxilia sim na melhora da autoestima, mas ela não deve ser a única medida. O paciente deve ter uma vida saudável com cuidados físicos e emocionais, para auxiliar positivamente no resultado da cirurgia.

Mito 5: Cirurgia plástica são procedimentos estéticos indicados somente para mulheres

Apesar das intervenções cirúrgicas serem mais comuns ao público feminino que adere com mais facilidade a tratamentos estéticos, elas também são indicadas para homens.

Hoje a cirurgia plástica já está se popularizando também entre eles. O aumento dos cuidados masculinos com a beleza e a vaidade refletem essa mudança comportamental. Os homens também estão buscando melhoras na sua autoestima.

Como você pode ver, muitos mitos e inverdades rondam o tema das cirurgias plásticas, por isso se você pretende passar por procedimentos estéticos é necessário consultar um profissional qualificado e experiente na área, que possa proporcionar a você resultados excelentes.

Se você busca um profissional assim, conheça já a clínica de cirurgia plástica da Dra. Hazel, altamente especializada em intervenções cirúrgicas e procedimentos estéticos para homens e mulheres!