O face lifting, ou lifting facial, é um tipo de cirurgia plástica com intuito de rejuvenescer a área do rosto, recuperando a beleza e autoestima.

Conforme dito acima, sobre o que é face lifting, ele é uma cirurgia plástica, um procedimento estético facial cujo objetivo é eliminar rugas e marcas de expressão, melhorar a flacidez e remover o excesso de pele. Esta técnica promove um levantamento da face, amenizando consideravelmente os vincos, resgatando os contornos faciais.

Informações gerais sobre o procedimento estético do face lifting

Lifting é uma palavra advinda do inglês americano e derivada do verbo lift, que em português significa levantar.

Também é conhecido pelos nomes: lifting facial, plástica facial, facelift, ritidoplastia e ritidectomia.

Esta nomenclatura de cirurgia plástica é usada para determinar os tipos de cirurgias em que tecidos corporais necessitam ser reacomodados à seus lugares de origem, que foram perdendo elasticidade e firmeza devido às ações da idade e de fatores ambientais.

No caso do lifting facial, isso é feito no rosto. Nesta região o lifting facial compreende as seguintes áreas: 

  • Pálpebras;
  • Pescoço;
  • Mandíbula;
  • Região T (nariz e testa).

Tipos de lifting

Além do face lifting, existem outros tipos também:

  • Minilifting:

Indica-se esta cirurgia facial quando há cicatrizes menores que as clássicas. Essa cirurgia plástica é a mesma que o lifting facial, porém com menor descolamento e menores cicatrizes. Entretanto, a essência cirúrgica é a mesma do face lifting clássico.

  • Lifting temporal 

Cirurgia plástica de levantamento da região temporal, visando melhor posicionamento do supercílio, deixando a aparência do olhar mais jovem e descansado. Levanta a região da cauda da sobrancelha.

  • Lifting frontal 

Este procedimento estético facial trata as rugas da região da testa e a musculatura do entorno, cujas expressões faciais do cotidiano tendem a gerar essas rugas (chamadas pelo meio estético de rugas dinâmicas), muito particulares desta região. 

Neste caso, funciona de forma semelhante a uma aplicação de toxina botulínica, porém, com efeitos mais duradouros.

  • Lifting cervicofacial 

Semelhante à ritidoplastia clássica, trata a face e o pescoço. Esse procedimento estético facial devolverá os tecidos à sua posição original deixando a silhueta com aparência mais jovial, já que tratará a flacidez e removerá os excessos de pele da face e pescoço, além de tratar a musculatura abaixo dessa pele.

  • Lifting endoscópico 

Esta cirurgia plástica da face é realizada com o auxílio de um sistema óptico que possibilita incisões  menores, mas, sem limitar a extensão do descolamento.

Ela preserva estruturas nobres, uma vez que é realizada sob visualização direta, algo particular desta modalidade cirúrgica. Os resultados são os mesmos do face lifting clássico, mas com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais suaves e discretas.

Para quem é indicado o face lifting ?

O lifting facial é uma cirurgia plástica que visa devolver a beleza e auto estima  de pacientes com envelhecimento facial ou flacidez excessiva no rosto, com rugas de expressão que possam incomodar a estética facial geral.

O envelhecimento é um processo causado pela ação natural do tempo e também por ação de fatores externos que podem acelerar este processo, tais como:

  • Fotoenvelhecimento provocado pela radiação solar, 
  • Ação de radicais livres, 
  • Maus hábitos de vida;
  • Alimentação pobre e desregrada;
  • Tabagismo e alcoolismo;
  • Sedentarismo
  • Predisposição genética.

É indicado para pessoas com sulcos faciais profundos, flacidez, vincos nasogenianos (o vulgo bigode chinês), rugas de expressão severas, excesso de flacidez, pele “sobrando” no rosto devido a perda excessiva de peso, diminuição do tônus muscular na face inferior. 

Esta cirurgia plástica é aconselhada pelos profissionais médicos após os 40 anos de idade.

Quem não deve passar por este procedimento?

Não recomenda-se esta cirurgia plástica a pacientes que sofrem de diabete, cardiopatias adquiridas ou congênitas, doenças autoimunes, ou com idade avançada.

Também não indica-se esse tratamento para pessoas muito jovens, que buscam um efeito preventivo dos sinais etários. Para tais casos são recomendados tratamentos dermatológicos, como o lifting cosmético, peeling e tratamentos a laser.

Como é feito o procedimento estético do lifting facial?

O face  lifting é feito por meio de cortes que permitem que o profissional tracione a pele, de forma a remodelar os tecidos abaixo dela, reposicionando a musculatura do rosto. Estes tecidos são colocados em disposição que vise adicionar volume em áreas com sulcos e depressões. 

O profissional pode fazer a incisão em várias partes do rosto: frente ou atrás da orelha ou mesmo no couro cabeludo na região temporal. Em certos casos, pode ser necessária uma segunda incisão, logo abaixo do queixo, de maneira a atenuar o aspecto de envelhecimento do pescoço.  São utilizadas suturas ou adesivos de pele para fechar as incisões. 

Se seu receio é com as cicatrizes, não se preocupe, as linhas de incisão do face lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos do rosto e das orelhas. O procedimento é feito com anestesia local e sedação, mas alguns casos específicos podem requerer anestesia geral.

Como você pode ver, essa é uma cirurgia plástica absolutamente segura, caso feita por um bom profissional. Por isso, indicamos a Dra. Hazel, uma profissional competente e qualificada no segmento estético e cirurgias corretoras.

Agende já uma avaliação, sua beleza e autoestima irão agradecer!