Lipoenxertia facial ou enxerto de face é um procedimento muito procurado atualmente para reestruturação do volume facial.

O passar dos anos traz o envelhecimento, e junto com ele a atrofia da pele, de músculos, reabsorção óssea, desidratação e diminuição da produção de colágeno , causando perda de volume e flacidez.Com isso vem a busca por procedimentos que corrijam e eliminem esses sinais,

possibilitando um rejuvenescimento e suavização destes sinais.

Estima-se que nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos aumentou quase 400%, Na procura por recuperar a jovialidade, um procedimento chamado lipoenxertia facial, também conhecido como preenchimento facial com gordura, tem sido cada vez mais utilizado.

O que é o enxerto de gordura? ?

Uma das consequências do envelhecimento é a perda de volume facial em regiões como as maçãs do rosto, por exemplo, o que faz com que os ossos fiquem mais evidentes, além da acentuação de sulcos e rugas. .

A lipoenxertia atua no preenchimento dessas regiões com a gordura do próprio corpo do paciente, devolvendo o volume perdido e trazendo um rejuvenescimento das feições do rosto.

Para se realizar a procedimento pode ser utilizada a anestesia local associada à sedação ou a anestesia geral,   e a gordura utilizada pode ser retirada de qualquer parte do corpo (chamada de área doadora), sendo geralmente retirada do abdôme e flancos (os famosos “pneuzinhos”).

Após ser retirada do seu lugar de origem para a aplicação na face, a gordura é preparada  para ser reinjetada, e então assim ela é enxertada no novo local através de pequenas cânulas, específicas para esse fim.

A lipoenxertia pode servir não apenas para dar volume, mas também para remodelar e trazer contornos, tendo um efeito duradouro e a vantagem de ser um material do próprio organismo, não sofrendo rejeição.  Vantagens e benefícios da lipoenxertia facial

Uma grande vantagem é que é utilizado material do próprio corpo, como explicado anteriormente, o que impede a rejeição pelo organismo, e diminui riscos.

Como não usa material sintético ou exógeno, o paciente não precisa arcar com o custo de compra de materiais, como próteses ou preenchedores.

Em casos de cicatrizes ou áreas de atrofia da pele a gordura também traz benefícios quanto ao aumento de espessura dos tecidos, `a remodelação do colágeno e tecido cicatricial e `a chegada de fatores de crescimento e células-tronco, que podem devolver inclusive a capacidade funcional do tecido, como a sensibilidade (ao toque, por exemplo).  

também é indicada no preenchimento de rugas, marcas profundas de expressão, sulcos, nos chamados “pés de galinha” e “bigode chinês”, bem como para devolver (ou trazer) o volume para os lábios.

E o grande benefício: a retirada de gordura “indesejada”, em lugares do corpo que incomodam, como a barriga, a cintura, as costas… Essa vantagem é bastante atrativa, já que permite unir “o útil ao agradável”: melhorar a forma do corpo e ao mesmo tempo “rejuvenescer”.

Possíveis complicações

Como a lipoenxertia leva células de gordura que vão se integrar, caso haja aumento de peso corporal (se você engordar) haverá aumento também nas áreas enxertadas, ou seja, é muito importante estar ciente dessa realidade e ter cuidado com a manutenção do seu peso.

É essencial e de extrema importância para a sua saúde que, ao optar por realizar uma lipoenxertia, você procure um cirurgião plástico com boa formação, credenciado pela SBCP (sociedade brasileira de cirurgia plástica) e que realize o procedimento de forma correta e responsável.

Na consulta você poderá esclarecer suas dúvidas, entender as possibilidades do tratamento em relação às suas queixas e desejos e ser orientado sobre cuidados e possíveis complicações específicas da cirurgia indicada para o seu caso.

Para saber mais sobre temas que cercam o mundo da beleza e da cirurgia plástica acesse os conteúdos do site HAZEL- Cirurgia Plástica.

Agende sua Consulta!