Existe uma idade certa para cirurgias plásticas? Descubra aqui qual a melhor idade para realizar procedimento deste tipo.A falta de conhecimento sobre a melhor idade para realizar cirurgia plástica ou se ao menos  existe uma idade mínima para isso é um fator que afasta muitas pessoas de procedimentos que podem corrigir problemas de saúde, colaborar para a autoestima e trazer qualidade de vida.

Se você é uma das pessoas que pensa em fazer cirurgias plásticas, mas tem  dúvida quanto à qual a idade ideal para isso não se preocupe, este artigo reúne informações e esclarecimentos quantos a idade certa para a realização de alguns procedimentos. Veja a seguir.

Idade certa para cirurgias plásticas

 A idade certa para a realização de uma cirurgia plástica é a que une o desejo de correção de alguma parte do corpo, por saúde e/ou estética, com o momento e a indicação adequados para isso.

O Conselho Federal  de Medicina orienta uma idade mínima para algumas cirurgias ,  confira abaixo:

Prótese mamária 

O CFM não define uma idade específica para a cirurgia de implantes de mama ,  mas, pelo bom senso, aguardar a maioridade (18 anos) ou pelo menos o completo desenvolvimento do corpo feminino e´recomendável.  Esse desenvolvimento ocorre geralmente até 2 a 3 anos após a primeira menstruação.

Não existe uma idade máxima para a realização desta cirurgia, devendo sempre ser seguidos os preceitos de indicação e segurança, além das características individuais da paciente, seja ela mais ou menos jovem. 

No caso da cirurgia de redução mamária a indicação pode acontecer em idade menor, sempre respeitando o desenvolvimento corporal feminino, já que a hipertrofia (grande aumento dos seios) tem consequências maléficas para o corpo, incluindo problemas posturais.

Alguns homens também realizam cirurgia nas mamas (ginecomastia) a fim de diminuí-las quando o tamanho destas se torna excessivo . Nesse caso deve-se fazer uma investigação clínica para identificar possíveis causas (fatores hormonais, problemas hepáticos e até tumores) e realizar os tratamentos ou acompanhamentos necessários- nos adolescentes é comum um aumento transitório da glândula mamária que regride espontaneamente em 6 meses a 1 ano. Se confirmada indicação a cirurgia pode ser feita com toda a segurança e o acompanhamento necessário. Geralmente é realizada após os 18 anos, mas pode ser realizada mais precocemente se houver indicação do médico especialista que acompanha o caso (na maioria das vezes o pediatra ou endocrinologista). 

Lifting e pálpebras  

Lifting é o termo usado tanto para a cirurgia de face como a de pescoço, que muitas vezes são realizadas em conjunto. Deriva do inglês e se manteve por ser auto explicativo: significa levantamento, elevação. São cirurgias que visam tratar o excesso de pele (flacidez), como acontece também com as pálpebras. Atualmente tratam muito além da flacidez, indo na origem das alterações que o tempo e a genética causam, reposicionando a musculatura e os vários tecidos, assim como a pele. A lipoaspiração e a lipoenxertia (enxerto de gordura) são muito utilizados em associação a estas cirurgias, trazendo resultados mais naturais e duradouros.

Orelhas proeminentes ou “de abano”

A idade mínima para fazer a cirurgia de otoplastia é de 6  anos de idade. Essa fase contempla a idade em que o pavilhão auricular completa seu desenvolvimento e o período escolar. Assim evita-se traumas da criança relacionados à essa condição no convívio social. A cirurgia é rápida e o retorno às atividades normais pode ocorrer em poucos dias. Não é necessária a retirada de pontos pois utilizamos suturas absorvíveis.

Plásticas abdominais e lipoaspiração

A idade mínima para a  lipoaspiração é de 16 anos mas, assim como a abdominoplastia, é geralmente indicada mais adiante.

A abdominoplastia tem como idade mínima os 18 anos, indicada para corrigir um abdome com excesso de pele, gordura e flacidez, normalmente após gravidez nas mulheres ou após grande perda de peso nos homens. Outras condições podem tornar esta cirurgia necessária, de forma típica ou atípica, como traumas, queimaduras, doenças ou malformações congênitas.  

Os músculos abdominais, quando enfraquecidos ou separados, podem também ser tratados durante a cirurgia que é capaz de corrigir estrias caso elas estejam localizadas na região mais central e abaixo do umbigo, apenas a área a ser retirada na cirurgia. 

A remoção do excesso de pele e gordura pode ser associada a lipoaspiração de algumas áreas de gordura localizada. 

 

A rinoplastia pode ser realizada a partir dos 15-16 anos, época até a qual acontece o crescimento craniofacial, com a anuência dos pais ou responsáveis legais. Na correção de algumas deformidades, como hemangiomas ou  lábio leporino (fissura labiopalatal), é realizada mais cedo.

Não existe uma idade máxima para a realização desta cirurgia, devendo sempre ser seguidos os preceitos de indicação e segurança, além das características individuais da paciente, seja ela mais ou menos jovem.

Procedimentos estéticos na terceira idade 

  • A procura por cirurgias plásticas após os 65 anos se relaciona a um aumento da qualidade e expectativa de vidaA cada dia melhoram os tratamentos para doenças crônicas, a conscientização em relação à prevenção de doenças, atividade física e cuidados com a saúde em geral.  Os procedimentos mais procurados nessa fase são: Lifting facial, para remover ou reduzir as marcas e rugas que adquiriram com tempo 
  • Mamaplastia que remove o excesso de gordura dos seios e os levanta
  • Abdominoplastia, para remoção do excesso de gordura na região do abdômen
  • Olhos e pálpebras, para deixar a expressão facial mais suave
  • Transplante capilar, que rejuvenesce as feições masculinas e trata a perda dos fios de origem genética.

Não há nada que impeça a realização de  cirurgias em uma idade mais avançada, mas é preciso conversar com o seu médico e realizar o procedimento em um local confiável, com boa estrutura de suporte e sob os cuidados de um cirurgião plástico habilitado para reduzir o risco de complicações.

O cirurgião plástico  irá se certificar, antes de realizar a cirurgia,  de que você está com boa saúde e fatores de risco controlados. E você deve sempre seguir   `a risca as recomendações dele e de sua equipe para a recuperação da cirurgia – alimentação correta, repouso e  a prática ou abstenção de exercícios.

Onde fazer cirurgias plásticas 

Para realizar com responsabilidade a cirurgia que você precisa é necessário um profissional especializado e de confiança – o cirurgião plástico, médico que dedicou anos ao estudo do corpo humano e à cirurgia geral (no mínimo 8 anos) e então à cirurgia plástica e suas subespecialidades (mais pelo menos 3 anos, totalizando um mínimo de 11 anos só de formação, fora a atualização constante em inúmeros cursos e congressos)

O local da sua cirurgia deve contar não apenas com a sala cirúrgica mas com uma equipe especializada (o anestesista, enfermeira, auxiliares), central de esterilização moderna, que cumpra os requisitos para a realização de procedimentos invasivos e uma estrutura capaz de dar todo o suporte para eventuais intercorrências. Por isso um bom hospital é tão importante e pode fazer a diferença no seu resultado final. 

Agende uma avaliação conosco pelo site e entenda como funcionam os procedimentos pré-operatórios, além de tirar todas as suas dúvidas! 

Quer saber mais sobre cirurgias plásticas e estéticas? Acesse o site da Dr. Hazel e fique por dentro de tudo!